O Palácio do Planalto demonstra como certa a substituição da atual ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil-RJ), pelo deputado Celso Sabino (União Brasil-PA). Alteração essa que ainda beneficia o partido de centro-direita ao comando da pasta.
Segundo assessores, o nome indicado possui apoio da bancada partidária, ao contrário de Daniela Carneiro, que está em processo de desfiliação da sigla. Sabino também é próximo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
A mudança atende a uma solicitação do líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA), tendo o suporte de outros deputados da legenda.
No início, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planejava substituir o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil-MA), visto que este estava envolvido em atos polêmicos enquanto ocupava o cargo.
O partido pediu ao governo que houvesse a troca no Ministério do Turismo, sob a justificativa das muitas emendas parlamentares que nela são apresentadas, sobretudo, as que financiam eventos turísticos e festas no país.
Descompasso com o Executivo
A mudança tem a finalidade de tentar amenizar o clima de tensão entre o governo e o partido de centro-direita, uma vez que este - em plenárias de votação de propostas elaboradas pelo Planalto - tem depositados diversos votos desaprovando-as.
A alteração faz parte da conversa que o presidente teve, na semana passada, com o líder Elmar Nascimento, quando o deputado falou sobre o grau de insatisfação da bancada com o governo.
Por sinal, em um indicativo de que realmente sentiu a necessidade de retomar sua presença nas articulações políticas, Lula decidiu ampliar os poderes do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Agora, este tem a competência de destravar nomeações em vagas do segundo escalão, que estavam estagnadas.
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando nesse link
Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link
Baixe nosso app no Android, clique neste link