betano

SEÇÕES

Rafael homenageia 24 personalidades em Parnaíba e fala em mais infraestrutura

Solenidade faz parte das comemorações pelos 201 anos de adesão do Piauí à independência brasileira

Rafael Fonteles participa da Outorga do Mérito Renascença em Parnaíba | Ascom
FACEBOOKWHATSAPPTWITTERTELEGRAMMESSENGER

Ogovernador Rafael Fonteles participou da Solenidade de Outorga do Mérito Renascença, que aconteceu em Parnaíba, na noite desta quarta-feira (18), no Porto das Barcas. A honraria foi entregue a 24 personalidades civis e militares que contribuem para o desenvolvimento do Piauí. A homenagem faz parte da programação alusiva ao Dia do Piauí, que este ano completa 201 anos de adesão à independência do Brasil.

Fonteles considera a homenagem como uma retribuição. "Estamos homenageando pessoas, desde as mais simples, do povo, mas que têm histórias belíssimas de contribuição para nosso desenvolvimento, até figuras de fora do Estado que contribuem para este processo", considera.

Rafael Fonteles participa da Outorga do Mérito Renascença em Parnaíba - Foto: Ascom

Oprocurador-geral do Estado, Francisco Gomes Pierot, foi um dos homenageados na solenidade em Parnaíba. "O sentimento é de grande satisfação, principalmente pelo momento em que o estado do Piauí está vivendo: um momento de transformação, de desenvolvimento. A gente acredita nessa renovação conduzida pelo nosso governador Rafael [Fonteles]", declara.

Rafael Fonteles faz questão de ressaltar a representatividade de Parnaíba, como local de entrega da honraria.  "Parnaíba foi quem soltou o primeiro grito de Independência e possibilitou que o Piauí se configurasse dentro do território brasileiro. Apesar da independência do 7 de setembro, feita por Dom Pedro às margens do Ipiranga, aqui, o Piauí, ficou ainda sob o domínio português. Então a partir desse grito de independência da Parnaíba, e finalizando com a batalha do Jenipapo, em Campo Maior, no 13 de março, a gente tem de fato a conquista, pelo nosso próprio povo, da independência do Piauí e da formatação do Brasil do formato que a gente concebe hoje", explica o governador. 

Rafael Fonteles participa da Outorga do Mérito Renascença em Parnaíba - Foto: Ascom

O chefe do Executivo do Piauí reforçou o compromisso de entregar mais infraestrutura para a região parnaibana. "O Governo está entregando obras tão sonhadas, como a nova sede do Corpo de Bombeiros, o reforço efetivo da Polícia Militar e das viaturas da Polícia Militar, a ciclovia, a revitalização da Lagoa do Portinho, como nós anunciamos hoje, uma obra de quase R$7 milhões de reais. As obras do Porto e Luís Correia, que faz parte da região metropolitana da Grande Parnaíba. A revitalização do Porto dos Tatus, que fica em Ilha Grande Tudo isso impacta a vida da população", aponta.

Nesta quinta-feira, mais 18 pessoas receberão a Comenda do Mérito Renascença, em solenidade no Teatro 4 de Setembro, em Teresina.

HOMENAGEADOS EM PARNAÍBA

Cavaleiro

1. Cláudio Do Nascimento Silva

2. Edvar Ribeiro De Castro

3. Emerson Santos De Souza

4. Francisco Ilário De Oliveira

5. Hélio Márcio Fontenele Filho

6. Rita Galvão Mourão

Oficial

1. Carlos Francisco Rodrigues De Melo

2. Evandro De Sousa Brito

3. Jaqueline Gonçalves Carvalho De Brito

4. João Da Cruz Rodrigues De Sousa

5. João Silva De Oliveira Neto

6. Leidiane Soares Silva

7. Lira Melo Müller

8. Marcelo Henrique Veloso Da Silva

9. Maria Do Carmo Cardoso De Araújo

10. Maria José Da Costa

11. Perikles Da Fonseca Lima

Comendador

1. Francisco Gomes Pierot Júnior

2. Francisco Muniz Maranguape

3. João Acácio Gomes De Oliveira Neto

4. Luís Fernando Dos Santos Souza

5. Maria Cristina De Araújo

6. Maria Dalva Fontenele Cerqueira

7. Vanessa Nunes De Sousa Alencar Vasconcelos

Agenda de comemorações

No feriado do Dia do Piauí, dia 19 de outubro, ainda em Parnaíba, o governador Rafael Fonteles fará a Aposição da Corbelha de Flores no Monumento da Independência, onde será feito o hasteamento das bandeiras. Em seguida, às 8h, Rafael participa do Te Deum Laudamus em Ação de Graças na Catedral de Nossa Senhora das Graças.

Em Teresina, às 17h, acontece a Missa em Ação de Graças, na Catedral de Nossa Senhora das Dores, na praça Saraiva. Logo em seguida, o governador Rafael Fonteles fará o segundo momento da Outorga do Mérito Renascença. A agenda de comemorações iniciou na última segunda-feira (16), com um culto em ação de graças na Igreja Batista Nacional Bereana, no Mocambinho, zona Norte da capital.

(Com informações do Governo do Estado) 

 



Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link


Tópicos
betano Mapa do site