betano

SEÇÕES

UFPI divulga edital do SISU 2022.1 com 2.888 vagas em 66 cursos; acesse!

A Universidade vai ofertar 2888 vagas distribuídas entre 66 cursos dos campi de Teresina, Bom Jesus, Floriano e Picos para o semestre de 2022.1

UFPI divulga edital do SISU 2022.1 com 2.888 vagas em 66 cursos; acesse! | Ascom
FACEBOOKWHATSAPPTWITTERTELEGRAMMESSENGER

AUniversidade Federal do Piauí (UFPI) publicou na terça-feira (15) o Edital Nº 07/2022 com os procedimentos adotados na Instituição para ingresso de estudantes por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU 2022). O edital apresenta informações sobre os documentos necessários para a matrícula institucional, disposição de vagas, comprovação de critérios exigidos para ocupação de vagas das cotas e formulários para o preenchimento.

As datas de matrículas on-line dos aprovados na Chamada Regular serão divulgadas ainda esta semana. As aulas do período 2022.1 estão previstas para o mês de junho.

Os candidatos têm até o dia 18 de fevereiro para realizar sua inscrição nosite do SISU ou no betano Único de Acesso ao Ensino Superior, ambos mantidos pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado da Chamada Regular está previsto para 22 de fevereiro.

 UFPI divulga edital do SISU 2022.1 com 2.888 vagas em 66 cursos - Foto: Ascom

A Universidade vai ofertar 2888 vagas distribuídas entre 66 cursos dos campi de Teresina, Bom Jesus, Floriano e Picos para o semestre de 2022.1. Para disputar as vagas na UFPI pelo SISU, é necessário ter participado da edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ter tirado nota mínima de 450 pontos na redação, bem como a média das notas de, no mínimo, 300 pontos. Na Instituição, 50% das vagas são destinadas para o ingresso de cotistas. 

O Diretor de Administração Acadêmica, Leomá Matos, chama atenção dos candidatos para a divulgação de cronogramas e editais internos para a submissão dos documentos. Ele também orienta os alunos convocados nas vagas de ações afirmativas a apresentar no sistema a documentação respectiva à cota na qual foi selecionado. “Então, os estudantes da cota renda precisarão apresentar os comprovantes de rendimento de todos os membros do núcleo familiar. Já os selecionados para a cota racial e étnica terão que fazer os procedimentos de identificação, como vídeo e foto de perfil e frontal, além de documentação de autodeclaração”, explicou.

Procedimento de Matrícula Institucional

Para estudantes selecionados para vagas do sistema de cotas (Ações Afirmativas - AA), é necessário a comprovação de situação socioeconômica e/ou comprovação de deficiência por meio da submissão on-line de documentos no período estabelecido no cronograma (a ser divulgado). O candidato que pretende preencher vaga facultada à pessoa com deficiência, conforme a Lei n°13.409/2016, deverá passar por avaliações para comprovar a deficiência. 

Os candidatos pretos, pardos ou indígenas passarão também por uma etapa de heteroidentificação que consiste em uma análise a ser realizada pela Comissão de Validação de Autodeclaração Étnico-racial para comprovação da condição exigida pela cota. O edital esclarece todos os requisitos necessários para que o procedimento de heteroidentificação ocorra de forma adequada. 

Após cumprir a etapa das cotas, vem a submissão da documentação básica para a matrícula institucional que deve ser feita por candidatos cotistas que tiverem a documentação aprovada e por candidatos de ampla concorrência. Para efetuar a sua matrícula institucional, o candidato classificado deverá acessar o site www.ufpi.br/matriculagraduacao e submeter documentação correspondente ao tipo de vaga que concorreu.

Confira o edital SISU 2022.1.

Lista de Espera -  Vagas não ocupadas na Chamada Regular serão preenchidas com as convocações da Lista de Espera. De acordo com o MEC, candidatos terão de 22 de fevereiro a 8 de março para manifestar interesse na Lista de Espera. Na UFPI, é comum serem lançadas três chamadas da Lista de Espera. As datas dessas convocações serão anunciadas ainda esta semana.

Confira como acessar o sistema de matrícula da UFPI



Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link


Tópicos
betano Mapa do site