betano

SEÇÕES

Pré-Enem 2021 é lançado com novidades para a edição; saiba tudo!

A solenidade marcou ainda a premiação de estudantes e professores da rede pública estadual que foram destaque em 2020

Pré-Enem 2021 é lançado com novidades para a edição; saiba tudo! | Ascom
FACEBOOKWHATSAPPTWITTERTELEGRAMMESSENGER

Onovo ciclo de preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou, nesta quinta-feira (10), com o lançamento do programa Pré-Enem Seduc 2021, durante solenidade transmitida pelo YouTube do Canal Educação. O momento marcou ainda a celebração aos estudantes e professores da rede pública estadual na Festa dos Aprovados.

No início da solenidade foi realizada uma retrospectiva sobre o ano desafiador encarado pela equipe do Pré-Enem Seduc, destacando todas as ações produzidas no período de pandemia provocada pelo novo coronavírus.

No início da solenidade foi realizada uma retrospectiva sobre o ano desafiador encarado pela equipe - Foto: Ascom

Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), foram realizadas, de abril de 2020 a janeiro de 2021, 32 revisões Pré-Enem Live, com transmissão ao vivo das aulas, resultando em mais de 45 mil visualizações e, posteriormente, foram realizadas revisões presenciais com o ’Pé na Estrada’, seguindo os protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde do Estado.

As novidades

Entre as novidades para as edições de 2021, a equipe do Pré-Enem Seduc garantiu a continuidade das revisões On-line, estratégia adotada com a transmissão de aulas ao vivo (Live) com conteúdo aos domingos, por meio da plataforma do Canal Educação no Youtube, do Facebook e da TV Antares, no canal 2.1. Além das lives, a equipe do Pré-Enem Seduc disponibilizará todo o conteúdo de forma digitalizada no site da Seduc, hotsite do Pré-Enem e pelo WhatsApp, via grupos da Sala de Aula On-line Pré-Enem Seduc.

O formato presencial também será contemplado entre as ações da nova edição. Com o Pré-Enem na Estrada, as aulas acontecerão em todo o estado com a equipe de professores e material didático gratuito para todos os estudantes piauienses, seguindo os protocolos sanitários exigidos.

Passe Livre será disponibilizado

A Secretaria de Educação também disponibilizará o Passe Livre, estratégia que facilita aos estudantes a locomoção nos dias do Enem, utilizando o transporte público e transporte escolar. No dia do exame, a equipe promove ainda ações de acompanhamento, e incentivando-os nos locais de aplicação da prova.

“A edição 2021 do Pré-Enem Seduc já inicia com diversas ações, com o aluno tendo acesso às aulas por diversas plataformas on-line. Em agosto, visitaremos as 21 Gerências Regionais de Educação, pois esse contato com o aluno é importante para dar todo o suporte e, na sequência, teremos o Corujão da Vitória. Estas estratégias nos garantem a maior participação dos alunos e resultam positivamente no ingresso ao Ensino Superior”, destacou Wellington Soares, coordenador do Pré-Enem Seduc.

 A equipe do Pré-Enem Seduc garantiu a continuidade das revisões On-line - Foto: Ascom

O Secretário de Educação, Ellen Gera, destacou o trabalho realizado pelo Pré-Enem, enquanto estratégia complementar ao ensino oferecido nas escolas. As ações conjuntas resultaram em mais de 4 mil aprovações na última edição do exame.

“Hoje comemoramos o resultado do sucesso dos milhares de estudantes saindo das cadeiras das nossas escolas e entrando nas universidades. O nosso time Pré-Enem Seduc vem complementando o brilhante trabalho das nossas escolas, seja trazendo uma novidade com as revisões ou aperfeiçoando o trabalho desempenhado em sala de aula remota. A educação não parou neste período de pandemia e as revisões com nosso time percorrendo o estado voltam com diversas estratégias de aulas remotas e presenciais, colaborando para manter vínculo do estudante com a escola. Parabéns a todos os estudantes. É uma imensa alegria contribuir para o sucesso de cada um”, disse.

Festa dos aprovados

No formato híbrido, a festa dos aprovados do Pré-Enem Seduc celebrou o sucesso dos estudantes da rede estadual de educação nas provas da última edição do Enem. A comemoração contou com a participação de estudantes, professores e gerentes das 21 Gerências Regionais de Educação (GREs) na solenidade presencial e também por meio da transmissão ao vivo.

Em diversos pontos do Piauí, os estudantes receberam certificados e medalhas enaltecendo as suas conquistas e representando os destaques nas aprovações ao Ensino Superior em Engenharia, Medicina, Matemática, Direito e outros cursos.

A estudante Luísa Carla Brito Rodrigues foi aprovada no curso de Medicina, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ela contou que acompanhou as revisões já no início do Ensino Médio e lembrou como se encantou pela motivação dos professores do Pré-Enem.

Foto: Divulgação/Ascom

“Hoje podemos colher os frutos de uma longa caminhada, com as dificuldades do ano passado, e posso afirmar que a Seduc foi essencial nesta aprovação. Todos da minha escola sempre me apoiaram com diversos projetos para que eu conseguisse a provação. Eu sempre achei o Pré-Enem importante e lembro, em 2019, de me impressionar com a motivação, tendo aulas animadas e várias ações para nós absorvermos os assuntos que, em breve, usaríamos no Enem. Ver que todo esse processo ajudou na aprovação é muito gratificante”, disse Luísa.

O secretário Ellen Gera pontuou ainda o reflexo positivo na preparação dos estudantes da rede pública a nível nacional. Ele destacou o resultado da educação piauiense na 11ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, documento que traz compilações de análises e dados sobre o cenário da educação superior no país.

“Nós tivemos dados do Mapa do Ensino que dizem respeito à taxa líquida de matrícula no Ensino Superior entre 18 e 24 anos. O Piauí tem mais de 20% da população nesta faixa etária que se encontra no Ensino Superior, resultando na primeira posição do nordeste. Olhando para todo o país, estamos entre os dez melhores e isto é fruto de muito trabalho dos professores e todas as nossas escolas. O trabalho do Pré-Enem Seduc, este complementar ao trabalho da escola, resulta na melhor preparação e garante que os estudantes continuem saindo da escola e entrando na universidade”, ressaltou o secretário.

A solenidade foi prestigiada ainda pela diretora da Unidade de Mediação Tecnológica/Canal Educação, Viviane Carvalhedo; e pela gerente da 19ª GRE, Marlene Lima. Professores, gestores e estudantes representantes das 21 Gerências de Educação de todo o Piauí participaram de modo remoto, via Canal Educação.



Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link


Tópicos
betano Mapa do site