betano

SEÇÕES

Graduações tecnológicas da UFPI são opção para candidatos ao SISU 2023.1

No SISU 2023, as ofertas de vagas das graduações tecnológicas serão exclusivas para o primeiro semestre

Graduações tecnológicas da UFPI são opção para candidatos ao SISU 2023.1 | Ascom
FACEBOOKWHATSAPPTWITTERTELEGRAMMESSENGER

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) terá mais de 3 mil vagas no SISU 2023.1, sendo a instituição piauiense que mais oferta oportunidades no Sistema no primeiro semestre de 2023. Serão disponibilizadas 3062 vagas em 69 cursos de nível superior dos campi de Bom Jesus, Floriano, Picos e Teresina. Dentre as oportunidades, haverá 190 vagas em três cursos de nível superior tecnológicos: as graduações em Gestão de Dados e Energias Renováveis, ofertadas pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), com 75 vagas cada uma; e o Curso Tecnólogo em Agroecologia, primeira graduação ofertada pelo Colégio Técnico de Teresina (CCT/UFPI), com 40 vagas, na modalidade presencial. No SISU 2023, as ofertas de vagas das graduações tecnólógicas serão exclusivas para o primeiro semestre.

O coordenador do curso Tecnólogo em Energias Renováveis, Prof. Idelmar Ferreira dos Santos, conta que, em função de o Piauí ser destaque na expansão de energias renováveis, é necessária a presença de um curso para formar profissionais capacitados que possam atender à procura crescente da produção de energias sustentáveis. Comenta também que há bastante interesse pelo curso e informa que aqueles que não conseguiram se inscrever no período passado, não deixem de aproveitar a nova oferta no SISU 2023.1 para ingressar no curso. 

 Graduações tecnológicas da UFPI são opção para candidatos ao SISU 2023.1 - Foto: Reprodução

Por conta da grande demanda, o coordenador ainda cita uma série de aprimoramentos, como a equiparação de laboratórios, compra de drones para mapeamento de radiação solar e de bancadas para ensinar aos alunos a questão do bombeamento eólico. “Todas essas novidades são necessárias para entregarmos uma educação de altíssima qualidade para os discentes e dar suporte nas áreas que o aluno mais precisa de reforço”, pontua.

Com a finalidade de desenvolver o mercado local em algumas áreas econômicas do estado, trazendo a ciência de dados como norte para tomadas de decisões mais assertivas, o curso de Tecnologia em Gestão de Dados envolve Tecnologia e Administração. O prof. Ivenilton Moura, coordenador do curso, destaca que as disciplinas foram pensadas para beneficiar diversas áreas econômicas. “O curso tem certificado de qualidade a partir do primeiro ano, possibilitando a entrada no mercado de trabalho. É voltado para o máximo de atividades a distância facilitando o acesso dos alunos que estão distantes e por fim temos na nossa grade curricular disciplinas que aperfeiçoam o estudante nas áreas econômicas notórias do estado do Piauí, seja ela turismo, agronegócio, comércio ou saúde”, afirma. 

Na modalidade  presencial, o curso tecnólogo em Agroecologia tem como objetivo analisar e executar as melhores formas técnicas de preparo da agricultura de forma sustentável com os recursos do nosso estado.  “Hoje a agroecologia é um estilo de vida. E as pessoas têm que trabalhar essa convivência com o meio ambiente, saber trabalhar de forma mais sustentável. O curso superior técnico em Agroecologia entrega todo o conteúdo essencial para formar profissionais de excelência, preocupados com a sustentabilidade”, disse a profa. Isolda Márcia, coordenadora do curso. 

Inscrições no SISU 2023.1

Para realizar a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (SISU) de 2023 e poder concorrer a um dos 69 cursos ofertados pela UFPI, o candidato precisa ter realizado as provas do Enem 2022, cujos resultados serão divulgados no dia 13 de fevereiro.

Já a submissão das notas ao SISU 2023.1 começa no dia 16 de fevereiro e termina em 24 de fevereiro, com resultado a ser divulgado no dia 28 de fevereiro.

Segundo o coordenador de Seleção e Programas Especiais da PREG/UFPI, Maycon Silva, após a divulgação do resultado do SISU, a UFPI lançará no site o Edital de Procedimentos com os passos e documentações necessárias para realização da matrícula. “No edital, são especificadas as datas de todos os procedimentos aos quais o candidato irá submeter sua documentação básica e de comprovaçõ dos critérios para ocupação de vagas de cotistas. É preciso ficar muito atento aos prazos para realizar a matrícula institucional. É preciso também lembrar que candidatos cotistas iniciam a submissão dos documentos antes dos alunos da ampla concorrência”, explica. 

Atenção - Todos os procedimentos de matrícula são online e realizado no sistema de matrículas (sis.ufpi.br/matriculagraduacao/)

Cotas - Do total de vagas, 50% são destinadas a estudantes que cursaram no mínimo todo o ensino médio em escolas da rede pública. A partir dessa exigência há vagas reservadas para candidatos cuja renda familiar per capita mensal seja menor ou igual a 1,5 salário mínimo, para autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e também para pessoas com deficiência (PCD), conforme a Lei n° 12.711/201. 

Ainda podem concorrer a cotas candidatos que obtiveram certificação do ensino médio por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. Estudantes que tenham cursado qualquer parte do ensino médio em escola particular não têm direito à cota.

Aulas - A previsão do início das atividades do semestre letivo 2023.1 é dia 3 de maio. 



Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link


Tópicos
betano Mapa do site