betano

SEÇÕES

Brasileira descobre gravidez em alto-mar e é resgatada em megaoperação

Operação emergencial aconteceu em pleno Oceano Atlântico. Menino nasceu na Espanha.

FACEBOOKWHATSAPPTWITTERTELEGRAMMESSENGER

Uma tripulante descobriu que estava grávida e quase deu à luz a bordo do navio MSC Seaview, a maior embarcação de cruzeiros da última temporada brasileira. A situação inusitada mobilizou tripulantes e turistas, profissionais médicos, além da Guarda Costeira espanhola e italiana. Após os primeiros atendimentos, ela foi retirada às pressas do navio, em pleno alto-mar, e teve o bebê, batizado com o nome do comandante da embarcação, em terras espanholas.

Após realizar a temporada brasileira, o navio partiu do Porto de Santos para a travessia transatlântica rumo a Barcelona, na Espanha. A embarcação fez paradas no Rio de Janeiro, Búzios e em Salvador, na Bahia. No último dia 6, o navio seguiu para a Europa. Porém, enquanto atravessava o oceano, tripulantes e passageiros acompanharam o fato inusitado e, por alguns minutos, ficaram tentando entender qual deveria ser o procedimento a seguir.

Bebê nasceu na Espanha depois da mãe sentir contrações dentro do navio — Foto: G1 Santos


A embarcação estava travessando o Oceano Atlântico quando todos souberam que uma tripulante grávida começou a sentir contrações e estava prestes a dar à luz a um bebê. "Eles anunciaram nos alto-falantes que estavam precisando de um médico ginecologista. Depois, de um pediatra. Uma das monitoras falou para a esposa do comandante que eu era doula. Eles ligaram na minha cabine e me pediram um auxílio”, conta a doula brasileira e santista Adriana Vieira.

Adriana acredita que algumas adversidades podem ter motivado a tripulante a sentir as primeiras contrações. "Já mudamos de fuso horário, em 10 dias, pelo menos quatro vezes. Estamos saindo de um continente, indo para o outro, tem muita pressão dos mares. Teve muita mudança no metabolismo dessa mãe por conta das condições. Eu só pensei que era muito bom eu estar a bordo para poder ajudar essa mulher”.

A notícia mobilizou todos os passageiros e tripulantes. Profissionais de saúde, que estavam no navio como passageiros, se disponibilizaram a ajudar no parto, assim como profissionais do navio. A tripulante foi levada para a área hospitalar, no 4º andar da embarcação. Como doula, Adriana explicou aos funcionários que não poderia fazer o parto mas, a princípio, auxiliar a gestante durante todo o processo.

Gravida é retirada do navio para dar a luz na Espanha — Foto: G1 Santos


Enquanto isso, outros passageiros também tentavam participar do momento de alguma forma. Mães, com filhos menores de um ano, recolheram roupinhas e cobertores para o bebê que estava prestes a nascer. Segundo testemunhas, não havia nada a bordo e a tripulante não sabia que estava grávida. "Foi bem legal ver esse movimento", relata a doula.

Segundo a MSC Cruzeiros, após exames médicos a bordo, por precaução, a empresa resolveu retirar a tripulante grávida do navio. Por meio de um helicóptero, ela foi içada e levada para um hospital em Las Palmas, na ilha de Gran Canaria, na Espanha. A cena foi registrada pelos turistas e tripulantes.

O menino finalmente nasceu por volta das 22h, do dia 8 de abril, de acordo com o horário local da Espanha. Os dois permanecem internados e passam bem, segundo a MSC. Segundo apurado pelo G1, a tripulante é brasileira. A Companhia não quis dar detalhes sobre a mulher e disse que continua dando todo o suporte à tripulante garantindo que ela recebe todos os cuidados necessários, além de estar organizando a viagem de volta de ambos para casa.

Por meio de nota, a MSC ainda disse que a situação foi surpreendente, em especial para a tripulante, que foi tratada de maneira rápida, profissional e eficiente. A MSC agradeceu o apoio da equipe médica e de profissionais obstétricos voluntários, além da Guarda Costeira espanhola e italiana pela assistência médica realizada.

Nesta quinta-feira (11), tripulantes e passageiros tiveram notícias do bebê antes do espetáculo diário no teatro do navio. A foto do menino foi exibida no telão e todos foram informados que o bebê e a mãe passam bem. Além disso, o menino teria sido batizado como Giuseppe, em homenagem ao comandante do navio, o italiano Giuseppe Galano.

Navio MSC Seaview, em Genova, Itália — Foto: Divulgação/MSC Rights



Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link


Tópicos
betano Mapa do site