betano

SEÇÕES

Não jante após esse horário ou você pode ter um AVC, diz estudo

Jantar após certo horário aumenta o risco de sofrer um AVC ou ataque isquêmico em até 28%, segundo estudo

No estudo foram analisados diários alimentares mantidos pelos 100 mil participantes, entre 2009 e 202 | Reprodução: Internet
FACEBOOKWHATSAPPTWITTERTELEGRAMMESSENGER

Uma pesquisa conduzida por cientistas franceses mostrou que jantar tarde pode aumentar o risco de sofrer um AVC ou miniAVC em até 28%. No estudo foram analisados diários alimentares mantidos pelos 100 mil participantes, entre 2009 e 2022, que acompanharam seus horários de refeições durante a semana e nos finais de semana.

Um terço das pessoas no estudo fizeram a refeição noturna antes das 20h, enquanto um terço do grupo comeu depois das 21h. Ao longo do estudo, ocorreram cerca de 2.000 casos de doenças cardiovasculares entre os participantes. Quando os pesquisadores analisaram os horários de jantar daqueles que sofreram de doenças cardiovasculares, notaram uma correlação assustadora.

Os participantes que jantaram mais tarde, depois das 21h, tiveram 28% mais probabilidade de sofrer um acidente vascular cerebral transitório ou um “miniAVC”, chamado ataque isquêmico, em comparação com as pessoas que comeram antes das 20h. Essa correlação foi mais observada nas mulheres. No entanto, são necessárias mais investigações para confirmar tais descobertas.

Conclusão

Os responsáveis pela pesquisa disseram que estudos em animais mostram aumento de açúcar no sangue e pressão arterial quando as refeições são feitas no final do dia. Jantar mais tarde, quando a pressão arterial está normalmente mais baixa, pode danificar os vasos sanguíneos ao longo do tempo e aumentar o risco de coágulos sanguíneos que levam a AVC e ataques cardíacos.

As pessoas no estudo que comeram depois das 21h não tiveram um risco aumentado de outros tipos de doenças vasculares, como ataques cardíacos, angina ou artérias bloqueadas em comparação com aquelas que comeram antes das 20h. O risco foi limitado a problemas cerebrovasculares, ou seja, acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques isquêmicos.



Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link


Tópicos
betano Mapa do site